Emuladores de PlayStation One + Bios + Plugins


Emuladores de PlayStation 1 + Plugins + Bios para PC

Emurayden 2.2: o emulador de PlayStation 1, é rápido e compatível com a maioria dos jogos. Você não precisa ficar configurando e não precisa de plugins...


ePSXe 1.60: Esse emulador é o melhor emulador de playstation, já vem com os plugins e a bios.


ePSXe 1.60 Linux: Emulador de Playstation 1 para Linux




Como instalar e configurar o emulador de PlayStation ePSXe

Enquanto muitos usuários preferem o Emurayden por sua grande compatibilidade de jogos (herdada do antigo Virtual Game Station) e facilidade de uso, outros preferem a opção de fuçar e melhorar a qualidade visual dos seus jogos de PlayStation, para esse segundo grupo o emulador de PS1 mais popular é o ePSXe, um emulador gratuito do console da Sony que pode ser expandido complugins.

ePSXe

É um emulador lançado no ano 2000 e funciona com o mesmo conceito de plugins de emuladores anteriores como o PSEmu Pro e PCSX - os plugins são compatíveis entre os diferentes emuladores inclusive - estes complementos servem para acrescentar ou alterar o suporte a gráficos, áudio, CD, controles e outros recursos.

Com esses plugins é possível, por exemplo, aproveitar os recursos da placa de vídeo do computador para melhorar o visual dos jogos, aplicando filtragem de texturas para remover o visual quadriculado de alguns jogos.

Instalação

Após copiar o emulador, descompacte o conteúdo do arquivo ZIP para a pasta desejada. Feito isso, copie o arquivo zlib1.dll para a pasta do emulador. 

Para utilizá-lo é obrigatório copiar um arquivo de BIOS do console original para a pasta bios do emulador. BIOS - também chamado de firmware - é uma espécie de software que é executado durante a inicialização de um aparelho e serve para controlar as suas funções básicas de entrada e saída. A BIOS do PlayStation recebe nomes como SCPH-1000, SCPH-3000, SCPH-5000, SCPH-103 e DTL-H3000 de acordo com a revisão do modelo e a região do console.

O uso da BIOS sem o console original pode ser considerado crime de pirataria, por isso copie a BIOS relativa ao seu modelo - a versão do console está impresso em uma etiqueta na parte inferior do aparelho - procure no seu site de busca favorito ou em fóruns dedicados a jogos e copie-a para a pasta bios.
Plugins

O ePSXe inclui bons plugins pra som e CD basta então copiar um bom plugin para gráficos. Entre os melhores disponíveis atualmente estão:
Copie o conteúdo dos arquivos copiados para a pasta plugins do ePSXe - não é necessário copiar os arquivos de texto.

Configuração inicial

  • Ao executar o programa pela primeira vez é iniciado um assistente de configuração. Na primeira tela clique em Config >>.
  • Na segunda tela selecione a BIOS instalada e clique em Next >>.
  • Selecione o plugin de vídeo de acordo com a sua placa de vídeo. No exemplo, foi escolhida a opção Pete´s OpenGL2. Clique novamente em Next >>.
  • Na hora de escolher o plugin de som, escolha a opção ePSXe SPU core e clique em Next >> novamente.
  • Escolha o plugin para o CD-ROM, os desenvolvedores do ePSXe recomendam os usuários do Windows 95/98/Me a escolherem a opção ePSXe CDR ASPI, enquanto o plugin ePSXe CDR WNT/W2K é recomendado para usuários do Windows 2000/XP/Vista e 7, selecione a opção apropriada e clique em Next >>.
  • A tela seguinte oferece a opção de configurar um controle, a melhor opção é utilizar um controle adaptado do próprio PlayStation como o DualShock ou DualShock 2, mas qualquer controle com um direcional e 10 botões serve, quem não tem nenhum joystick ou gamepad pode ainda jogar no teclado.
  • Clique em Controller 1 e defina os botões de seu controle, caso esteja utilizando um controle com direcionais analógicos, escolha antes a opção DualShock no topo da janela à direita. Terminado a configuração clique em OK para voltar à tela anterior - onde você pode configurar o segundo controle ou avançar novamente em Next >>.
  • Clique em Done para encerrar o assistente.

Utilização

O ePSXe possui uma tela principal bem simples, as principais opções estão localizadas nos menus File e Config. Em File é possível iniciar o emulador a partir do jogo colocado no drive de CD/DVD do computador, de um arquivo ISO (que contém uma cópia do disco em um arquivo), de um arquivo executável do PlayStation ou ainda ir para a tela de BIOS do console.

Em Config estão disponíveis as principais opções de configuração do emulador. Wizard Guide executa o assistente de configuração novamente, Video, Sound, Cdrom e Bios permitem selecionar e configurar novamente os plugins instalados e Game Pad possibilita redefinir os botões dos controles.

A melhor opção para jogar no ePSXe é fazer uma cópia dos seus jogos em CD e criar ISOs para jogar com elas, permite manter os discos guardados sem correr o risco de riscá-los, além disso, usuários de notebooks podem levar uma coleção de jogos guardados na HD da máquina. Os melhores programas para criar cópias dos discos são os programas:
Para começar a jogar a partir do jogo no drive de CD/DVD clique em File e depois em Run CDROM, para jogar a partir de uma ISO escolha a opção Run ISO. Se o controle analógico não estiver funcionando pressione a tecla F5.
Configurações

Ao executar o emulador pela primeira vez as configurações de vídeo não estarão otimizadas e o jogo ocupará todo o monitor. Para configurar, vá até a opção Video do menu Config. Selecione o plugin de vídeo desejado e clique em Configure. Cada plugin possui uma tela de configuração diferente, mas os sugeridos utilizam termos semelhantes.

Para não jogar em tela cheia, escolha a opção Window mode, ao lado é possível escolher o tamanho da janela.

Os plugins P.E.Op.S. e Pete´s possuem as opções Fast e Nice no rodapé da tela de configuração que ajudam a melhorar o desempenho ou a qualidade de imagem. Se o seu computador estiver rodando bem os jogos, experimente clicar em Nice.

O plugin Soft Driver possui uma qualidade gráfica equivalente ao do Emurayden e a sua compatibilidade com jogos é maior. Os plugins OpenGL, D3D e OpenGL2, por outro lado, permitem aproveitar a capacidade de processamento da placa de vídeo e melhorar a qualidade da imagem, principalmente nos jogos 3D.

A opção principal para melhorar o visual dos jogos é a filtragem de textura, Texture filtering no campo Textures da tela de configuração do plugin, geralmente, a melhor opção é a 6: Extended + smoothed Sprites que suaviza não apenas a aparência dos objetos 3D como de imagens 2D como indicadores, barras de informações e outros elementos.

A compressão e dimensões da imagem diminuem um pouco a diferença, mas as primeiras imagens do texto podem servir de referência também.

Vale a pena experimentar as diferentes opções para cada jogo e encontrar uma configuração que lhe agrade na maioria dos jogos. Outra opção é usar o ePSXeCutor, que permite gravar configurações personalizadas - de vídeo, áudio, CD, controles e até memory card - para cada jogo.
Outras opções de plugins

SOM
Eternal SPU
P.E.Op.S. DirectSound PSX SPU

CD-ROMP.E.Op.S. CDR
CDR Mooby
CdrSaPu
Xeven´s CDR

0 comentários:

Postar um comentário